Diretrizes para Mortificação

1 – Use a fé em Cristo para matar o seu pecado. O sangue de Cristo é o grande e supremo remédio para almas enfermadas pelo pecado. Viva nisso e, assim, você morrerá vencedor; sim, pela boa providência de Deus, você verá a sua concupiscência morta aos seus pés.

Mas você perguntará: “Como a fé em Cristo pode agir para atingir esse propósito e objetivo?” Eu respondo de várias maneiras:

A – Pela fé, encha a sua alma com a devida consideração da provisão que há em Jesus Cristo para cumprir esse propósito e objetivo, a fim de que todas as suas concupiscências sejam mortificadas, as concupiscências com as quais você está enredado. Pela fé, pondere isto: embora você não seja, de modo algum, capaz de obter a vitória sobre o seu pecado, estando já fatigado de lutar e pronto a desistir, em Cristo há o suficiente para lhe dar livramento (Fp 4.13)… Em sua maior angústia e aflição, pense na plenitude de graça, nas riquezas, nos tesouros de força, poder e ajuda que estão em Cristo para ampará-lo (Jo 1.16; Cl 1.19). Permita que essas verdades encham sua mente e permaneçam ali. Considere o fato de que Cristo foi exaltado e feito Príncipe e Salvador para dar arrependimento a Israel (At 5.31); e, se ele foi exaltado para dar arrependimento, isso significa dar também a mortificação, sem a qual o arrependimento não tem razão de ser. Cristo nos diz que obtemos a graça purificadora por permanecermos nele (Jo 15.3).

B – Pela fé, erga seu coração a uma expectativa de livramento da parte de Cristo. Tal livramento é, nesse caso, semelhante à visão do profeta: “Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará” (Hc 2.3). Embora lhe pareça distante, enquanto você está sob o peso de aflição e perplexidade, o livramento virá certamente no tempo designado do Senhor Jesus, que é a melhor ocasião. Se você erguer seu coração a uma firme expectativa de livramento da parte de Cristo… sua alma ficará satisfeita. Sem dúvida alguma, ele o livrará. Destruirá a concupiscência, e, por fim, você gozará da paz. Olhe somente para o livramento que há em Cristo. Espere quando e como Ele o realizará. “Se o não crerdes, certamente, não permanecereis” (Is 7.9)… Todas as nossas expectativas quanto a esse propósito não devem estar em Cristo? Fixe isto em seu coração: se você não obtiver livramento da parte de Cristo, jamais o obterá. Todas as atitudes, esforços, lutas que não são motivadas pela expectativa de livramento da parte de Cristo, somente de Cristo, são inúteis e não lhe farão bem algum… Para que você se engaje nessa expectativa:

(1) Considere a misericórdia, a ternura e a bondade daquele que é nosso grande sumo Sacerdote, que está à direita de Deus.

 

(2) Considere a fidelidade daquele que prometeu: ele o erguerá e o confirmará neste esperar com expectativa de livramento.

Traduzido do original em inglês: Directions for Mortification, extraído de “The Mortification of Sin in Believers”, da obra “Works of John Owen, Vol. 6”, reimpressa por The Banner of Truth.

Related posts

Leave a Comment