Cristo, nossa Páscoa.

“Terminado o sábado, ao romper do primeiro dia da semana, Maria de Madalena e a outra Maria foram visitar o sepulcro” (Mt 28, 1).

O santo padre nos convidou em sua homilia na vigília pascal a imaginar o rosto de Maria, desolado por saber que tudo havia acabado daquela forma, como poderia ter morrido o Salvador?

Apesar da dor e da dificuldade de aceitar o ocorrido, as mulheres vão ao encontro de Jesus no túmulo para prestar-Lhe ainda os últimos gestos de amor. Assim são também muitas mulheres, mães, avós, filhos, que ao sofrer a dor da perda e dos tantos sofrimentos da vida são convidados a seguir em frente.

Como continuou o papa em sua homilia: Nos seus rostos, vemos refletidos os rostos de todos aqueles que, caminhando pela cidade, sentem a tribulação da miséria, a tribulação causada pela exploração e o tráfico humano. Neles, vemos também os rostos daqueles que experimentam o desprezo, porque são imigrantes, órfãos de pátria, de casa, de família; os rostos daqueles cujo olhar revela solidão e abandono, porque têm mãos com demasiadas rugas.

Refletem o rosto de mulheres, de mães que choram ao ver que a vida dos seus filhos fica sepultada sob o peso da corrupção que subtrai direitos e quebra tantas aspirações, sob o egoísmo diário que crucifica e sepulta a esperança de muitos, sob a burocracia paralisadora e estéril que não permite que as coisas mudem. Na sua tristeza, elas têm o rosto de todos aqueles que, ao caminhar pela cidade, veem a dignidade crucificada. No rosto destas mulheres, há muitos rostos; talvez encontremos o teu rosto e o meu.”

Ao exemplo das mulheres, devemos seguir em frente, e ao ver o sepulcro vazio perceber não a ausência de Deus, mas a sua presença constante em todas as coisas. Nessa Páscoa somos convidados a viver a esperança de Deus, pois aqueles que esperam n’Ele não são decepcionados.

Ao se depararem com o anjo, as feições das Marias foram transformadas, pois encheram-se de esperança, o mestre havia ressuscitado!

Acabou as trevas, Cristo nossa luz ressuscitou, ressuscitou para nos dar a luz eterna.

 

Feliz páscoa!

 

Related posts

Leave a Comment